António Leitão Amaro
"Com isto, conseguimos melhorar a capacidade de atuação do Estado", garantiu António Leitão Amaro esta sexta-feira.
O ministro da Presidência António Leitão Amaro anunciou esta sexta-feira que as comissões de coordenação e desenvolvimento regional vão ganhar novas competências na área da saúde, com a criação de cinco novos vice-presidentes, com o objetivo de planear e coordenar a região que tutelam.
"Estamos a falar de regionalização, em descentralização na medida em que continuam a ser entidades do Estado cujos responsáveis vice-presidentes, cada um deles com a tutela desta área, é designado pelo Governo, permite uma desconcentração, mas coordenada", disse, aos jornalistas.
Neste sentido, segundo Leitão Amaro, a eleição dos presidentes e vice-presidentes das cinco comissões de coordenação e desenvolvimento regional mantém-se por base regional, através das autarquias e conselhos regionais. No entanto, estes novos responsáveis setoriais vão ser designados pelo Executivo de Luís Montenegro, que reportarão aos respetivos ministérios.
“Com isto, conseguimos melhorar a capacidade de atuação do Estado, reforçar a sua especialização, reduzir as suas estruturas, por isso, também, poupar os contribuintes”, garantiu.