Sebastião Bugalho considera que o Governo foi derrubado pela oposição

| 12 de Março de 2025 às 10:43
A carregar o vídeo ...

Sebastião Bugalho

Adicione como fonte preferencial no Google

Em entrevista ao NOW, o social-democrata defendeu que a moção de confiança apresentada pelo Governo era legítima.

O eurodeputado do PSD Sebastião Bugalho afirmou esta terça-feira, em Estrasburgo, que existe uma distinção entre um Governo cair e ser derrubado, sublinhando que o Executivo foi derrubado pela oposição.

Em entrevista ao NOW, o social-democrata defendeu que a moção de confiança apresentada pelo Governo era legítima.

“A partir do momento em que um chefe de Governo é, de forma injusta e falsa, acusado de ter violado algo que, no meu entender, é tão fundamental quanto a exclusividade do exercício de funções de primeiro-ministro, parece-me que está mais do que no seu direito e até nas suas obrigações de fazer aquilo que fez”, afirmou.

Recorde-se que a moção de confiança ao Governo foi rejeitada pelo Parlamento esta terça-feira, um ano e um dia depois das eleições legislativas de 2024. Os votos contra do PS, Chega, Bloco de Esquerda (BE), PCP, Livre e PAN levaram à queda do Executivo. A Iniciativa Liberal (IL) foi o único partido da oposição a votar a favor, juntando-se ao PSD e ao CDS-PP, que suportavam o Governo.

Durante o debate parlamentar, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, apelou à bancada socialista para encontrar uma solução que evitasse a realização de eleições antecipadas. No entanto, o PS manteve a sua posição e insistiu que o Governo deveria retirar a moção de confiança, remetendo quaisquer esclarecimentos para a Comissão Parlamentar de Inquérito.