Segurança Social
A nova ferramenta já deu reposta a mais de 13 mil pessoas.
Por um conjunto de perguntas rápidas poderá ficar a saber a que apoios tem direito e dar de imediato entrada com o pedido à Segurança Social.
Para isso terá de facultar alguns dados, como a idade, a região de residência, o estado civil ou, por exemplo, os rendimentos anuais.
As respostas deverão ser o mais corretas possível de forma a determinar corretamente todas as prestações a que tem direito. E para quem pretende reformar-se antes da idade definida por lei, este simulador também vai fazer esses cálculos.
Esta ferramenta é uma das mais recentes alterações que estão a ser feitas na segurança social direita. A partir do dia sete de julho, o site vai não só ter uma nova imagem, como também novas funcionalidades.
Pagar vai ser mais fácil, com a integração de novos meios de pagamento, como o MBWay, e vão existir também novas tecnologias de identificação, como a biometria.
Por exemplo, para um pensionista português que reside no estrangeiro, já não vai ser necessário identificar-se no consulado ou na embaixada.
Estes serviços vão ser implementados até ao final do ano. O objetivo principal é evitar a deslocação de milhares de pessoas aos balcões físicos da Segurança Social.