Sismo de 7.4 faz pelo menos sete mortos
As autoridades retiraram os moradores das zonas costeiras e emitiram um alerta de tsunami para algumas regiões do país. Chegou a ser emitido um alerta de tsunami, que foi depois cancelado.
Um sismo fez tremer o solo filipino na manhã desta sexta-feira. O fenómeno levou a que várias pessoas saíssem de casas e prédios em pânico. Uma das vitimas mortais ficou presa numa habitação danificada, numa província do país asiático.
O sismo provocou cortes na energia elétrica e obrigou à evacuação de pequenas povoações que temeram a chegada de um tsunami.
O presidente das filipinas diz que os danos estão ainda a ser avaliados e que as equipas de resgate e operações de socorro foram preparadas e mobilizadas.
As autoridades viram-se forçadas a fechar algumas escolas e os serviços públicos foram na sua generalidade encerrados. Já os serviços de emergência estiveram em estado de prontidão. Pelo menos 250 pessoas foram ainda retiradas de um hospital danificado.
O Governo ordenou a retirada forçada a moradores nas zonas de risco e emitiu alerta de tsunami que foi retirado horas depois.
Este sismo acontece 11 dias depois do terramoto que assolou uma das ilhas centrais do país e que matou mais de 70 pessoas e deixou cerca de 72 mil desalojadas.