Spotify fatura 4,27 mil milhões de euros e mostra-se otimista para o resto do ano

Jornal de Negócios | 04 de Novembro de 2025 às 14:16
Spotify aumenta preços em setembro, mas prevê novas subidas
Spotify aumenta preços em setembro, mas prevê novas subidas

A gigante do streaming de música prevê atingir lucros operacionais de 620 milhões nos últimos três meses do ano, um valor que fica acima das estimativas e que está a dar ímpeto às ações da empresa no "pre-market".

O aumento de preços das subscrições e os cortes na força laboral já se fazem sentir nas contas do Spotify. A gigante do streaming de música encerrou o terceiro trimestre com uma subida na faturação de 7% para 4,27 mil milhões de euros e viu as subscrições aumentarem 12% para 281 milhões de utilizadores pagos, um número que fica em linha com as expectativas dos analistas. 

No entanto, o que está realmente a animar os investidores são as projeções para o resto do ano. O Spotify antecipa um crescimento robusto nos utilizadores, o que, aliado às mais recentes decisões de aumentar preços e cortar custos, deve fazer com que a empresa feche o último trimestre do ano com lucros operacionais de 620 milhões de euros, um valor que fica ligeiramente acima das expectativas dos analistas, que apontavam para 618,6 milhões. 

As receitas na reta final do ano devem mesmo chegar aos 4,5 mil milhões e os utilizadores ativos devem ascender aos 745 milhões. Já o número de subscrições deve crescer em oito milhões e atingir os 289 milhões, um número que, mesmo a subir, fica abaixo dos 290,9 milhões antecipados pelo mercado. No "pre-market", as ações do Spotify aceleram quase 5%, tendo chegado a disparar 8%. 

Estes são os primeiros resultados desde que a empresa sueca anunciou que o seu fundador Daniel Ek iria abandonar o cargo de CEO. A gigante do streaming quer adotar uma nova estrutura, que envolve mais do que um diretor executivo, ao mesmo tempo que tenta manter o seu domínio no setor. O concorrente mais próximo do Spotify é, neste momento, a Apple Music, que conta apenas com cerca de 90 milhões de subscritores. 

No entanto, a concorrência no mercado tem crescido nos últimos tempos, com a chegada do YouTube Music e da Amazon Music Prime. O Spotify tem ainda enfrentado oposição por parte de uma série de artistas, que advogam por pagamentos mais elevados e que tem tido reflexo nas margens da empresa.