Supertufão Fung-wong desloca-se em direção às Filipinas com ventos de até 115 quilómetros pos hora
Um milhão de pessoas foram retiradas de casas antes da chegada deste supertufão.
O arquipélago das Filipinas está mais uma vez em alerta. Depois da passagem do tufão Kalmaegi, que obrigou as Filipinas a declarar estado de emergência, agora a passagem do supertufão Fung-wong obrigou as autoridades a emitir um alerta de tempestade de nível cinco, o mais alto da escala.
O Fung-wong tem um diâmetro que abrange quase todas as Filipinas. Está a deslocar-se com ventos de 185 quilómetros por hora. Espera-se chuvas torrenciais e rajadas de vento que podem atingir os 230 km por hora.
Um milhão de pessoas foram retiradas de casa. As escolas e os edifícios públicos vão continuar encerrados na segunda-feira em grande parte do país.
As autoridades alertam para chuvas torrenciais, ventos destrutivos e ondas de tempestade capazes de causar inundações generalizadas, mesmo em zonas elevadas.
Pelo menos 300 voos já foram cancelados. Em algumas ilhas foram registados cortes de energia e inundações.
Na província de Aurora, equipas de socorro realizam operações porta a porta para garantir que os moradores procuram refúgio em locais mais altos. Muitos habitantes por todo o arquipélago tentam reforçar as casas com cordas e pesos para evitar que sejam levadas pelo vento.
Cebu foi a província mais afetada pelo tufão Kalmaegi, que afetou as Filipinas na semana passada e que provocou pelo menos 224 mortos e deixou 109 desaparecidos. Nesta localidade, as operações de resgate foram suspensas devido à aproximação do novo supertufão.