TAP com prejuízos de mais de 70 milhões no primeiro semestre deste ano
No segundo trimestre, a empresa teve um resultado positivo, de quase 38 milhões de euros, apesar da queda de 28 milhões face aos mesmos meses do ano passado.
Passou de lucro a prejuízo. Nos primeiros seis meses deste ano, a TAP registou um prejuízo de mais de 70 milhões de euros, um resultado negativo que contrasta com os 400 mil euros de lucro registados no ano passado.
Isolando o segundo trimestre, o cenário é mais positivo. A companhia aérea lucrou 37,5 milhões de euros, ainda assim, uma quebra de 42% face ao mesmo período do ano passado.
Entre janeiro e junho, a TAP transportou oito milhões de passageiros, uma ligeira subida face ao ano passado, quando realizou cerca de 30 mil voos.
Num comunicado publicado esta quinta-feira, o presidente executivo da TAP, Luís Rodrigues, alega que a companhia continua a enfrentar desafios operacionais persistentes e uma pressão sobre as receitas.
Luís Rodrigues falou ainda em constrangimentos severos no controlo de fronteiras nos aeroportos nacionais que impactaram fortemente a atividade. Ainda assim, destacou melhorias na pontualidade e na regularidade dos voos.
A TAP enfrenta um futuro marcado por incertezas, entre prejuízos acumulados, sinais de recuperação e uma privatização que promete mudar o rumo da transportadora.