Três portugueses e Viktor Gyökeres na corrida à sucessão de Rodri na Bola de Ouro

| 20 de Setembro de 2025 às 10:25
Três portugueses e Viktor Gyökeres na corrida à sucessão de Rodri na Bola de Ouro
Três portugueses e Viktor Gyökeres na corrida à sucessão de Rodri na Bola de Ouro FOTO: Paulo Calado/PC

A gala da 69.ª edição do prémio individual mais prestigiado da modalidade decorre pelas 20 horas locais (19 horas em Lisboa), no Théâtre du Châtelet, em Paris.

Os futebolistas internacionais portugueses Nuno Mendes, João Neves e Vitinha, todos do Paris Saint-Germain, concorrem na segunda-feira à sucessão de Rodri na Bola de Ouro, que também inclui Viktor Gyökeres, ex-avançado do Sporting, nos nomeados da temporada 2024/25.

A gala da 69.ª edição do prémio individual mais prestigiado da modalidade decorre pelas 20 horas locais (19 horas em Lisboa), no Théâtre du Châtelet, em Paris, consagrando os eleitos com base no desempenho durante o período compreendido desde 1 de agosto de 2024 até 13 de julho de 2025, na vertente masculina, e 2 de agosto, no setor feminino.

O defesa esquerdo Nuno Mendes e os médios João Neves e Vitinha constam dos nove representantes do campeão europeu e francês PSG, que tem igualmente nos nomeados Gianluigi Donnarumma- rumou aos ingleses do Manchester City na reta final da janela de transferências de verão-, Achraf Hakimi, Fabián Ruiz, Khvicha Kvaratskhelia- jogou pelos italianos do Nápoles na primeira metade de 2024/25-, Désiré Doué e Ousmane Dembélé.

Os parisienses são o clube mais proeminente nos 30 finalistas masculinos, seguidos pelo quarteto do campeão espanhol FC Barcelona, com Pedri, Lamine Yamal, Raphinha e Robert Lewandowski, e pelos trios do campeão inglês Liverpool, de Virgil van Dijk, Alexis Mac Allister e Mohamed Salah, e dos também espanhóis do Real Madrid, com Jude Bellingham, Vinicius Júnior e Kylian Mbappé, vencedor da Bota de Ouro na última época.

A I Liga portuguesa está representada pelo avançado sueco Viktor Gyökeres, melhor marcador das últimas duas edições, que conquistou o campeonato e a Taça de Portugal, permitindo aos 'leões' revalidarem o estatuto de campeão nacional ao fim de 71 anos e atingirem a 'dobradinha' 23 anos depois, antes de rumar no verão aos ingleses do Arsenal.

Nuno Mendes, João Neves e Vitinha são mesmo os nomeados com mais troféus coletivos em 2024/25, uma vez que, além da inédita Liga dos Campeões pelo PSG - vitorioso ainda no campeonato doméstico, na Taça de França e na Supertaça gaulesa, mas derrotado na final do Mundial de clubes pelos ingleses do Chelsea -, ajudaram a seleção portuguesa a ganhar a Liga das Nações pela segunda vez, numa decisão com a Espanha, nos penáltis.

Depois de Cristiano Ronaldo (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017), Eusébio (1965) e Luís Figo (2000), Portugal pode igualar os oito êxitos da recordista Argentina na Bola de Ouro, todos conquistados por Lionel Messi, ausente pela segunda edição consecutiva, ao passo que o capitão da equipa das 'quinas', segundo mais galardoado, já não é nomeado desde 2022.

João Neves concorre ainda pelo troféu Kopa, que consagra o melhor jogador sub-21 e no qual foi sexto classificado em 2023/24, sendo acompanhado pelo avançado Rodrigo Mora, do FC Porto, numa das 13 distinções atribuídas pela revista France Football e pela UEFA.

Esse prémio será atribuído pela primeira vez no futebol feminino, a exemplo do galardão Yashin, para melhor guarda-redes, que não tem nomeados portugueses, tal como acontece no troféu Johan Cruyff, de melhor treinador em cada género.

O prémio Gerd Müller vai ficar para os melhores marcadores entre clubes e seleções nacionais, enquanto o troféu Sócrates distingue ações de solidariedade ou causas sociais, numa gala marcada também pela sétima edição da Bola de Ouro feminina.

Alexia Putellas, vencedoras em 2021 e 2021/22, e Aitana Bonmatí, triunfante em 2022/23 e 2023/24, tentam isolar-se na liderança do galardão, sendo duas das seis representantes do bicampeão espanhol FC Barcelona, a par das compatriotas Clàudia Pina e Patri Guijarro, da norueguesa Caroline Graham Hansen e da polaca Ewa Pajor.

Vencedor da Liga dos Campeões, após dois êxitos seguidos das catalãs, o Arsenal tem sete jogadoras entre as 30 nomeadas, casos da espanhola Mariona Caldentey, da norueguesa Frida Maanum, da australiana Steph Catley e da norte-americana Emily Fox, bem como de Chloe Kelly, Leah Williamson e Alessia Russo, todas vencedoras do Euro2025 pela Inglaterra.