Donald Trump e Jerome Powell
O Presidente da Reserva Federal americana mostrou-se surpreso com o aumento anunciado por Donald Trump nas obras de renovação do banco central.
É mais uma discussão pública do Presidente americano, desta vez com o Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Jerome Powell. O líder norte-americano surpreendeu Powell com contas superiores ao previsto na remodelação dos edifícios do Banco Central Americano.
Donald Trump e o Jerome Powell visitaram esta quinta-feira a construção do novo Banco Central Americano, a Reserva Federal (Fed). Durante o encontro, entraram em conflito em relação aos custos das obras.
Os edifícios Marriner S. Eccles e 1951 Constitution Avenue da Fed, com quase 100 anos de idade, estão atualmente em renovação. De acordo com o Presidente da Reserva Federal, "ambos os edifícios precisavam de reparações estruturais significativas e outras atualizações para torná-los locais de trabalho seguros, saudáveis e eficazes, incluindo a remoção de amianto e contaminação por chumbo, substituição completa de sistemas obsoletos, como elétricos, hidráulicos, de aquecimento, ventilação, bem como sistemas de deteção e supressão de incêndios".
"Estamos a dar uma vista de olhos. Subiu um pouco... ou muito. Os 2,7 mil milhões de dólares são agora 3,1 mil milhões de dólares", anunciou o Presidente dos EUA.
Jerome Powell mostrou-se surpreso com o aumento anunciado pelo Presidente americano e confrontou Trump acerca do valor, afirmando que ninguém na Fed lhe tinha transmitido essa informação.
Donald Trump chegou mesmo a mostrar uma conta, em papel, mas o responsável garante que os valores estão superiores porque incluem obras já realizadas.
"Está a incluir a renovação do Martin [edifício William McChesney Martin Jr. da Reserva Federal]. Acabou de acrescentar um terceiro edifício. É isso que está a acontecer, é um terceiro edifício", acusou o Presidente do Fed.
O Presidente dos EUA tentou defender-se, afirmando que o edifício estava a ser construído, mas Powell corrigiu Trump e disse que a obra tinha sido concluída havia cinco anos.
Este momento de alta tensão acontece numa altura em que o Presidente dos Estados Unidos insiste numa redução das taxas de juro, algo que o presidente da Reserva Federal do país nega fazer.
Questionado pelos jornalistas sobre se havia alguma coisa que Powell pudesse dizer para que o Presidente dos EUA recuasse em relação às suas críticas, Trump ainda brincou com a situação.
"Eu adorava que ele baixasse as taxas de juro", disse Donald Trump enquanto, em tom descontraído, dava uma palmada nas costas de Powell.