Programa American Corner
A administração Trump enviou para as faculdades portuguesas com quem mantinha contratos um inquérito com 36 perguntas que abordavam questões como ideologia de género ou relações com a China.
Os programas financiados pelo Governo norte-americano em Portugal existem em seis instituições universitárias: além do Instituto Superior Técnico, os Açores, Aveiro, Porto, Lisboa na Faculdade de Letras e na Universidade Nova.
O fim com efeitos imediatos do financiamento de cerca de 20 mil euros anuais ao programa American Corner, um espaço de intercâmbio e divulgação científica no Instituto Superior Técnico, foi comunicado pelo departamento de Estado norte-americano a 7 de março. No mesmo dia seguiu um inquérito com 36 perguntas que deixaram o Presidente perplexo.
A "SIC" teve acesso a cinco das questões, perguntas ligadas ao género ou sobre influências malignas da China.
O diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa disse que recebeu o mesmo questionário, que o deixou estupefacto pela "dimensão do descaramento" das perguntas, nomeadamente sobre "agendas climáticas", se a instituição tinha "contactos com partidos comunistas e socialistas" ou "relações com as Nações Unidas, República Popular da China, Irão e Rússia" e o "que fazia para preservar as mulheres das ideologias de género".
No Técnico, o "American Corner" funcionava há mais de dez anos e, de acordo com o presidente da instituição, promovia palestras, encontros e atividades de "divulgação e de cariz científico".