EUA

Trump declara 'guerra' contra novo governante de Nova Iorque

Maria Peleira Gouveia | 06 de Novembro de 2025 às 12:54
A carregar o vídeo ...

EUA

O Presidente dos Estados Unidos assegura agora que, qualquer obstrução o trabalho que está a ser feito no âmbito da imigração no país, dará em última análise direito a prisão.

Foi no discurso de vitória de Zohran Mamdani que tudo começou. A vitória do democrata em Nova Iorque provocou uma rápida reação da parte do Presidente norte-americano, que afirmou que os democratas escolheram um "comunista" para representar a 'Big Apple'.

Donald Trump ameaçou mesmo travar o envio de fundos federais para Nova Iorque, depois da vitória de Zohran Mamdani, que conseguiu ser eleito Presidente da Câmara com apenas 34 anos, bem como o primeiro muçulmano a ocupar o cargo.

De deputado estadual, passou a liderar a maior cidade norte-americana. Propõe vários serviços públicos gratuitos, como transportes e creches, limites às rendas e uma cadeia pública de supermercados a preços acessíveis.

Em 2020, quando era deputado da Assembleia do Estado de Nova Iorque, esteve envolvido em polémicas nas redes sociais, por ocasião dos protestos do movimento anti-racista Black Lives Matter, nascido no âmbito da morte de George Floyd, Zohran Mamdani partilhou uma imagem nas redes sociais onde usa a mão para fazer um gesto obsceno em frente a uma estátua de Cristóvão Colombo com a legenda "derrubar", em inglês "take it down".

O agora eleito mayor da cidade de Nova Iorque exigia assim a remoção da estátua por considerar que era um simbolo do colonialismo.