Turma do 12.º ano do curso de informática de Vila Nova de Gaia perdeu dois alunos em tragédias

| 02 de Junho de 2025 às 20:29
A carregar o vídeo ...

Vila Nova de Gaia

Heitor Silva está desaparecido após saltar de uma ponte no Porto. Em janeiro, um aluno morreu num acidente de mota.


Em apenas cinco meses, os alunos da turma do 12.º ano do curso de informática da Escola Secundária Arquitecto Oliveira Ferreira, em Vila Nova de Gaia, choraram a morte de dois colegas.

Na sexta-feira, Heitor Silva, de 17 anos, atirou-se do tabuleiro inferior da ponte Luís I, no Porto. O jovem participava numa visita de estudo, e na hora de almoço decidiu atirar-se ao rio douro com dois amigos. Lançaram-se à água completamente vestidos.

O jovem, de nacionalidade brasileira, foi o terceiro a atirar-se. Ao que tudo indica não saberia nadar, ou pelo menos não o conseguiu fazer após saltar.

O peso da roupa ajudou a que se afundasse ainda mais. Um amigo, que nadava para a margem, ainda voltou para atrás e tentou resgatá-lo, mas sem sucesso. Acabou por se atrapalhar e teve de ser resgatado com a ajuda de um barco que lhe lançou uma boia.

Heitor Silva foi engolido pela água e desapareceu no rio. Seguiram-se buscas no local em zonas estratégicas, mas até ao momento não foi possível localizar o corpo.

Já em janeiro, uma tragédia tinha assombrado a mesma turma, com a morte de Daniel Nunes, de 18 anos. Residente em Serzedo, no concelho de Vila Nova de Gaia, o jovem era apaixonado por motas.

Nasceu em Inglaterra, onde os pais estiveram emigrados. Morreu ao volante de uma mota, na rua Sérgio Vieira de Melo. Ao que tudo indica terá tentado ultrapassar pelo lado esquerdo um carro que virava à esquerda. Nesse momento, embateu contra a viatura, tendo sido projetado vários metros.

O óbito foi declarado no local. Na altura, a escola publicou no Facebook o luto.

Os colegas de turma de Heitor receberam apoio psicológico na sexta-feira. Alguns terão mesmo testemunhado a tragédia, como é o caso dos dois amigos que também saltaram para as águas do rio Douro, mas que escaparam com vida.