«UE não poderia em circunstância nenhuma admitir este tipo de exceção ao direito internacional»

Rita Carmona Direito | 06 de Janeiro de 2026 às 22:58
A carregar o vídeo ...

Duarte Cordeiro

O antigo ministro do Ambiente Duarte Cordeiro esteve no programa Informação Privilegiada no NOW.

O antigo ministro do Ambiente Duarte Cordeiro esteve no programa Informação Privilegiada no NOW na noite desta terça-feira e disse qual era, no seu entender, a posição que a Europa devia ter tomado no que toca ao tema da Gronelândia.

"Devíamos ter marcado logo território", começou por defender, justificando que quando vemos perspetivas negativas da violação do direito internacional torna-se depois difícil discutir outras exceções.

"Os Estados Unidos se quiserem tomar controlo da Gronelândia vão também tentar encontrar uma exceção ao direito internacional para tomarem a posse, nomeadamente a ameaça potencial ameaça russa perto da Gronelândia. Portanto quando nós aceitamos essas exceções ficamos condicionados nos debates futuros", referiu. 

O antigo ministro do Ambiente Duarte Cordeiro mencionou ainda que a União Europeia não poderia em circunstância nenhuma "admitir este tipo de exceção ao direito internacional", sendo sua obrigação defender o restabelecimento imediato dos canais multilaterais, nomeadamente no que diz respeito ao restabelecimento da normalidade da Venezuela.