«Um dia haveremos de saber o que Putin tem verdadeiramente sobre Trump. Ele está a atuar como agente russo na Casa Branca» Luís Tomé

Rita Carmona Direito | 25 de Novembro de 2025 às 00:18
A carregar o vídeo ...

Guerra e Paz

O professor catedrático de Relações Internacionais Luís Tomé foi o convidado do programa Guerra e Paz desta segunda-feira.

O professor catedrático de Relações Internacionais Luís Tomé foi o convidado do programa Guerra e Paz desta segunda-feira, da autoria de Germano Almeida. "Que plano de paz para a Ucrânia?" foi a questão de partida desta edição.

Luís Tomé começou por dizer que aquilo que Donald Trump quer o mais rapidamente possível é poder dizer que conseguiu a paz, "mas esta é uma paz depois de ouvir a lista de desejos de Vladimir Putin. Este é o perfil do Donald Trump".

O professor catedrático afirmou que tudo o que o presidente dos Estados Unidos foi fazendo foi para "enganar quem se quis deixar enganar".

"Um dia, como temos dito, haveremos de saber o que é que Vladimir Putin tem verdadeiramente sobre Donald Trump, porque ele está a atuar como agente russo na Casa Branca. Não há outra forma de o dizer", sublinhou. 

Referiu ainda que, a nível interno nos Estados Unidos, "inclusivamente no campo MAGA e dos republicanos e do lado europeu há resistências". Acredita ser isso que o pode levar a travar ou alterar algumas das suas intenções, uma vez que, na verdade, "este plano corresponde a todas as ambições maximalistas da Federação Russa".