«Vai buscar a tua mulher à Kikas»: CD revela provocações dos adeptos do Tondela que desencadearam reação de Jorge Costa

| 16 de Julho de 2024 às 21:54

Ex-treinador do AVS SAD, agora diretor para o futebol do FC Porto, foi suspenso por 11 dias após desacatos no duelo da última ronda da edição transata da 2.ª Liga

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou esta terça-feira o teor das provocações feitas pelos adeptos do Tondela na direção de Jorge Costa, atual diretor para o futebol do FC Porto que na altura era treinador do AVS SAD, durante o encontro entre as duas equipas na 34.ª e última jornada da edição 2023/24 da 2.ª Liga.

"No decorrer do referido jogo, dois espectadores, nomeadamente António José Ferreira Borges e Tomás Gouveia Ferreira, adeptos afectos à CD Tondela, SAD, que assistiam ao jogo a partir da bancada norte setor O, local ocupada exclusivamente por adeptos afetos à CD Tondela, SAD, identificados com adereços alusivos ao clube, provocaram o Arguido Jorge Paulo Costa Almeida, insultando-o com as seguintes expressões: 'Jorge Costa és um filho da puta; és um boi, és um corno, vai buscar a tua mulher à Kikas'. Nessa sequência, os referidos adeptos foram identificados pela polícia e colocados no exterior do estádio, materialidade já sancionada em sede de processo sumário", pode ler-se no documento hoje publicado pelo já referido organismo.

Recorde-se que Jorge Costa foi inicialmente suspenso por 15 dias devido aos desacatos em que esteve envolvido neste mesmo encontro. Entretanto essa sanção foi reduzida para 11 dias após retificação do Conselho de Disciplina. O antigo técnico dos avenses foi ainda multado em 1.340 euros por "lesão da honra e da reputação e denuncia caluniosa".

Esta decisão mantém a impossibilidade de Jorge Costa marcar presença no banco do FC Porto no jogo frente ao Sporting, a 3 de agosto, a contar para a Supertaça, sabendo-se de antemão que, à luz dos novos regulamentos, os dirigentes não podem cumprir as suspensões nos períodos de férias, a pena começará a contar apenas no dia em que arrancam as competições, que passa precisamente por esse duelo entre dragões e leões.

Resta referir que Jorge Costa interpôs um recurso com vista à anulação deste castigo e aguarda ainda decisão.