Ventura quer ouvir Luís Montenegro e António Costa em comissão de inquérito
O líder do Chega disse querer uma comissão de inquérito diferenta das que se têm feito, que procurem responsáveis pela má gestão do combate aos fogos.
O Chega avançou esta segunda-feira com um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito aos incêndios que têm afetado Portugal desde julho. Em entrevista à CMTV, o líder do partido, André Ventura, disse que é preciso procurar os responsáveis por aquilo que diz ser uma má gestão da contenção dos incêndios.
André Ventura distanciou-se das propostas de comissão de inquérito de outros partidos, como o PS e PSD, que diz quererem uma “comissão técnica” que não têm efeito.
“Essas comissões acabam por ser inócuas, não têm nenhum efeito, não resolvem nada, não responsabilizam ninguém [...]. Na verdade, são as comissões que sempre se fizerem desde Pedrogão Grande e provavelmente antes disso”, declarou.
Ventura responsabilizou ainda Luís Montenegro e o antigo primeiro-ministro António Costa pela falha nos meios de combate.
“Isto é que se tem de perguntar aos sucessivos responsáveis, quer na área da Proteção Civil, quer na área do combate aos incêndios, quer aos primeiros-ministros. Luís Montenegro tem gerido de forma absolutamente descoordenada e desorganizada a questão dos incêndios, mas António Costa tem aqui uma grande responsabilidade”, acusou.