Guerra e Paz
“Há situações contra democratas ou pessoas de esquerda e contra republicanos ou pessoas de direita”, acrescentou o especialista em geopolítica.
O especialista em geopolítica Germano Almeida, no programa Guerra e Paz, na noite desta terça-feira, mostrou onde ocorreram os principais episódios de violência política nos Estados Unidos da América.
Germano Almeida explica que “este é um problema americano e não um problema de uma determinada região ou de uma determinada área política”.
“Há situações contra democratas ou pessoas de esquerda e contra republicanos ou pessoas de direita”, acrescentou.
O especialista recordou que Charlie Kirk morreu no estado de Utah, no oeste dos Estados Unidos, mas que os senadores estaduais morreram no Minnesota, que fica bastante mais a norte do país. Na capital, Washington D.C., na costa leste, morreram dois jovens funcionários da embaixada israelita no país. Já no sul dos EUA, 11 pessoas morreram num “ato perpetrado pelo alegado Estado Islâmico”.
“Vimos situações em todos os Estados e com motivações diferentes. Para mim, a questão está no porte de armas e na situação de grande polarização política e social. Há uma perturbação na sociedade. Infelizmente, isto é um caldo para haver estas situações”, defendeu.
Para Germano Almeida, o Presidente e vice-presidente norte-americanos, Donald Trump e J.D Vance, estão a fazer uma “demonização da esquerda”, não encarando o problema, agravando-o e aproveitando uma situação trágica para “fazer política no seu pior”.