Violência doméstica é o crime que mais mata em Portugal

| 31 de Agosto de 2025 às 11:50
A carregar o vídeo ...

Violência doméstica é o crime que mais mata em Portugal

No primeiro semestre deste ano, 17 mulheres foram assassinadas em contexto de violência doméstica.

A violência doméstica tem custos sobretudo para a vítima, mas também sociais e económicos para o país. Esses custos, ascendem a mais de 4 milhões de euros anuais. Fazendo as contas, a violência doméstica custa a cada português quase 400 euros por ano. 

Sandra criou uma página no Facebook há mais de cinco anos, para dar apoio às vítimas. São muitas as histórias chocantes, mas a que mais a impressionou foi a de uma mulher que só fugiu do agressor quando o próprio filho a levou de casa, depois de 28 anos de maus-tratos físicos e psicológicos. 

A vítima escondia da família, não só porque achava que conseguia lidar com a situação, mas também porque sempre que ameaçava sair de casa, o agressor respondia que lhe tirava os filhos. 

Neste caso concreto, o agressor foi condenado a um ano e seis meses de pena suspensa por violência doméstica e pena acessória de proibição de contacto com a vítima durante nove meses. 

O último Relatório Anual de Segurança Interna registou quase 26 mil casos de violência doméstica em 2024, uma tendência de diminuição de casos participados, mas um aumento da gravidade dos mesmos e um número significativo de inquéritos arquivados (62%). 

Estes arquivamentos ocorrem porque a vítima desiste, por medo ou por falta de proteção, porque há falta de indícios que sustentem a acusação ou por ter existido dificuldade em recolher provas. A lei prevê que estes casos possam ser reabertos caso surjam novas provas. 

O primeiro trimestre de 2025 confirma sete vítimas de homicídio voluntário, seis mulheres e um homem, entre janeiro e março houve mais de sete mil ocorrências, mas apenas 356 agressores ficaram em prisão preventiva.