Guerra e Paz
Questionada sobre a posição da Europa e de Ursula von der Leyen sobre as tarifas norte-americanas, Catarina Caria considerou que a Presidente da Comissão Europeia pretende chegar rapidamente a um acordo do que prolongar a sua negociação.
Catarina Caria, analista NOW de Assuntos Internacionais, foi a convidada da edição desta quarta-feira do programa Guerra e Paz, que conta com o especialista Germano Almeida, onde comentou sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos.
Questionada sobre a posição da Europa e de Ursula von der Leyen sobre as tarifas norte-americanas, Catarina Caria considerou que a Presidente da Comissão Europeia prefere chegar rapidamente a um acordo do que prolongar a sua negociação.
"Quanto mais a negociação é prolongada, mais concecões e cedências terá a União Europeia de fazer, portanto eu creio que há também em Von der Leyen a vontade em assumir a dianteira nestas negociações", disse.
Neste sentido, Catarina Caria referiu um episódio em que o comissário para o Comércio da União Europeia, Maroc Sefcovic, tinha marcada uma negociação com os Estados Unidos, que acabou por não acontecer pois "um dos secretários [norte-americanos] estava de férias em Itália".
Assim, o momento "mostra muito a falta de vontade da administração norte-americana de querer chegar a bons termos" com os europeus, disse Catarina Caria.