Zelensky em Paris
O Presidente francês, Emmanuel Macron, reafirmou o seu apoio à Ucrânia, numa altura em que o escândalo de corrupção em Kiev parece estar a deixar os aliados europeus de pé atrás.
O Presidente da Ucrânia foi até Paris para apelar por mais apoio europeu na guerra contra a Rússia, num momento em que a cidade de Pokrovsk pode estar prestes a cair nas mãos de Moscovo.
Por isto, Volodymyr Zelensky deixou claro que, agora mais do que nunca, a Ucrânia precisa de mais armas para enfrentar a invasão russa.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu Volodymyr Zelensky acompanhado pelos ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros.
Depois de ouvir os hinos nacionais de ambos os países e de inspecionar as tropas, o Presidente francês mostrou a Zelensky uma série de equipamentos militares franceses, incluindo caças, mísseis antiaéreos, radares e drones.
Apesar da disposição dos aliados de Kiev em aumentar a pressão sobre Moscovo, continuam a defender que o cessar-fogo tem de ser conseguido o quanto antes.
Macron e Zelensky visitaram ainda a sede da Coligação de Voluntários, grupo composto por 35 países que estão a preparar garantias de segurança para Kiev caso se verifique um acordo de cessar-fogo.
Esta é já a nona vez que o Presidente ucraniano se encontra com o homólogo francês desde o início da guerra.