China e EUA chegam a acordo sobre taxas portuárias
Donald Trump e Xi Jinping estiveram reunidos esta quinta-feira, na Coreia do Sul.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, garantiu esta quinta-feira que os Estados Unidos e a China já chegaram a acordo sobre alguns pontos no que diz respeito às trocas comerciais.
As declarações surgiram no seguimento do encontro entre Trump e o homólogo chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul, esta quinta-feira. No final da reunião, Trump elogiou o líder chinês e a relação dos EUA com a China.
“O Presidente Xi é um grande líder, de um grande país, e acho que vamos ter uma relação fantástica durante muito tempo”, afirmou.
O Presidente chinês destacou também os laços entre Pequim e Washington e defendeu que é "normal" haver tensões entre as duas principais economias do mundo.
"As relações entre a China e os Estados Unidos mantiveram-se estáveis no seu conjunto. Tendo em conta as nossas diferentes condições nacionais, nem sempre estamos de acordo uns com os outros e é normal", disse o Presidente chinês.
Trump assegurou que já chegou a consenso sobre algumas questões com Xi Jinping.
“Acho que já chegámos a acordo sobre muitas coisas e vamos chegar a acordo sobre outras”, anunciou.
Segundo o Ministério do Comércio chinês, a China e os EUA vão suspender as taxas portuárias e as restrições sobre a exportação de terras raras.
A China é um dos mais importantes produtores de terras raras, essenciais para a fabricação de produtos de alta tecnologia. No início do mês, Xi Jinping tinha endurecido o controlo da exportação destes minerais.
Donald Trump anunciou ainda a descida das tarifas relacionadas ao fentanil de 20% para dez por cento e a redução da tarifa geral sobre produtos chineses de 57% para 47%. Pequim vai também retomar a importação de soja americana, que tinha sido interrompida devido à implementação das tarifas dos EUA.