Partidos da oposição responsabilizam Luís Montenegro pela crise política

Carlos Carvalhosa | 09 de Março de 2025 às 12:17
A carregar o vídeo ...

Partidos da oposição responsabilizam Montenegro pela crise política

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, considera que o primeiro-ministro está "focado em tudo", menos em resolver os problemas dos portugueses.

A moção de confiança ao executivo de Luís Montenegro, marcada para ser debatida e votada na próxima terça-feira e que tem o chumbo prometido do Partido Socialista, deverá levar à queda do Governo. Depois de o primeiro-ministro ter dito que a sua única responsabilidade é "evitar que Portugal seja um país mergulhado na lama", este sábado, o secretário-geral do PS afirmou que é Luís Montenegro quem está a arrastar o Governo, o PSD e o país. 

Pedro Nuno Santos, em declarações aos jornalistas este sábado, voltou a acusar Luís Montenegro de faltar à verdade, afirmando que este "foge da verdade como o diabo foge da cruz". Acrescentou ainda que é "inaceitável" ter um primeiro-ministro avençado durante quase um ano.

Além dos socialistas, também o Bloco de Esquerda considera que a crise no Governo tem "apenas um nome" marcado: Luís Montenegro. A coordenadora do partido, Mariana Mortágua, em declarações aos jornalistas em Lisboa este sábado, acusou o primeiro-ministro de "andar a brincar" com os portugueses. A estas declarações junta-se o Livre, que também responsabiliza Luís Montenegro pela crise política.

A visão é a mesma para o Partido Comunista Português. O secretário-geral do partido considera que o primeiro-ministro está "focado em tudo", menos em resolver os problemas dos portugueses. Disse ainda que Portugal está perante uma "novela". 

O PAN vai ainda mais longe. Inês Sousa Real, em declarações aos jornalistas este sábado, afirmou que o PS e o PSD estão de "mãos dadas". Garantiu que estes dois partidos são os principais responsáveis por Portugal estar perto de eleições legislativas antecipadas. A porta-voz do PAN frisou que o primeiro-ministro não deu todos os esclarecimentos sobre a empresa da família, Spinumviva, que eram necessários para fazer escrutínio político. 

Note que é já na próxima terça-feira que os portugueses vão ficar a saber se vão ser chamados às unas antecipadamente, na sequência da apresentação de uma moção de confiança ao Governo que tem o chumbo prometido do PS e do Chega. O executivo de Luís Montenegro decidiu avançar com este instrumento parlamentar após ter sido apresentada uma moção de censura pelo PCP na passada quarta-feira, que acabou por ser chumbada.